quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Informática.




Chineses modificam Ubuntu, deixando idêntico ao Windows XP

Alguns desenvolvedores chineses chegaram a uma ótima, mas não inédita solução para ter um "Windows XP" que não fosse pirateado, e nem precisasse pagar taxas à Microsoft. O que eles fizeram foi modificar o Ubuntu 9.10 e "trocar a pele" dele para que ficasse idêntico ao Windows XP.

O sistema operacional com carinha de Teletubbies se chama Ylmf OS, e é feito exclusivamente para os usuários chineses, devido ao fato do site oficial não exibir outro idioma. O sistema é disponibilizado gratuitamente para download, uso e distribuição, como era de se esperar.

Os motivos das modificações ainda não estão claros, mas o Download Squad aponta que na China está ficando cada vez mais difícil fazer cópias piratas do Windows. Um exemplo recente foi a prisão e a multa de quatro pessoas que fizeram uma versão pirata do WinXP, apelidando-a de "Tomato Garden". E claro, as ferramentas da própria Microsoft também tem ajudado.

A saída mais fácil, como pode-se ver, foi pegar um sistema popular e aberto, o Ubuntu, e passar uma maquiagem nele. Linspire (antigo Lindows) e outras distribuições já tentaram isso outras vezes. Mas parece que o negócio lá na China é 'pra valer'.

Fonte: Guia do Hardware.

Nenhum comentário:

Postar um comentário