quinta-feira, 18 de março de 2010

Informática - Estudos

Estudo: encurtadores de URL tornam a Internet lenta

Os encurtadores de URL são muito populares hoje, facilitando nossa vida ao digitar alguns endereços da Web. A maioria das pessoas clicam em links "abreviados" sem sequer reparar, podendo até entrar em sites de malware. Um novo estudo confirmou que estes encurtadores, por outro lado, atrasam nossa vida, baixando a velocidade da Internet como um todo.

E isso faz sentido: cada vez que você clica em uma URL curta, você é levado a um servidor que localiza a URL de destino em um banco de dados, e redireciona você para ele. E a maioria dos encurtadores de URLs são baseados em pequenas empresas, com infra-estrutura ainda fora do ideal, e o redirecionamento normalmente acaba levando muito mais tempo que o necessário, "comendo" nossos preciosos segundos. A empresa Watchmouse, da Alemanha, rastreou os tempos de resposta de 14 encurtadores de URLs pelo período de um mês. O estudo confirmou que a maioria desses serviços promove um atraso significante na navegação.

Os serviços atrasam as nossas vidas por um tempo médio de 1 segundo. O encurtador do Facebook, ainda em fase beta, é de longe o pior, somando mais de dois segundos de "delay", enquanto os serviços do Google, como o goo.gl e o youtu.be levam meio segundo. Mas vale lembrar que alguns encurtadores, como o fb.me do Facebook, amzn.com da Amazon, e a dupla goo.gl/youtu.be do Google funcionam apenas internamente, enquanto outros serviços "reduzem" qualquer URL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário