quinta-feira, 17 de junho de 2010

Voo noturno inaugural do avião solar

No início do ano, foi publicada a notícia da construção de um avião solar, com o qual os criadores pretendem dar a volta ao mundo sem parar para reabastecer. Caso consigam, esta será não apenas a primeira vez que o feito é realizado por um avião solar, mas também o novo recorde de distância em um voo sem reabastecimento da história (outros aviadores já deram a volta ao mundo em voos sem reabastecimento, mas usando rotas mais curtas que a pretendida, ao longo do ártico, onde a circunferência do globo é menor).
Como pode imaginar, o avoão solar tem uma grande envergadura para acomodar as células solares necessárias (67 metros, praticamente a mesma que um avião 777), mas é também muito leve, pesando pouco mais de uma tonelada e meia (incluindo o piloto):



Além de serem capazes de sustentar o voo, as células solares produzem um excedente de energia, que é usado para carregar baterias instaladas nas asas. As baterias são essenciais para o feito de dar a volta ao globo, já que armazenam energia para que ele continue voando durante a noite:



No início do ano foram realizados alguns voos curtos, e em abril foi realizado um voo diurno. O próximo desafio é um voo noturno, onde o avião decolará no início da noite, usando apenas a força das baterias, e voará por 24 horas contínuas, demostrando que é capaz de voar de forma contínua como planejado. Se tudo der certo, o próximo passo será uma travessia transatlântica, seguida pela volta em torno do globo.
Apesar de surpreendente, o avião solar não é necessariamente o futuro da aviação, já que apesar de não precisar de combustíveis fósseis, é muito lento para um voo comercial, voando a cerca de 85 km/h, uma velocidade comparável à de um avião de reconhecimento do início da primeira guerra. Ele serve mais como uma prova de conceito.

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