No total, 302 milhões de smartphones foram vendidos em 2010, sendo 100.3 milhões pela Nokia, 48.8 milhões pela RIM, 47.5 milhões pela Apple mais 106 milhões pelos outros fabricantes combinados, a grande maioria deles com o Android. Para efeito de comparação, a Dell vendeu um total de 42 milhões de PCs e notebooks em 2010, e a Acer 45 milhões.

A informação mais importante dentro do report é o crescimento nas vendas de smartphones, que saltaram de 173.5 milhões em 2009 para os 302 milhões em 2010, um crescimento de 74.4%. Por outro lado, as vendas de PCs vêm se mantendo mais ou menos estáveis a alguns anos, com tendência de queda para os próximos anos devido ao crescimento do iPad e outros tablets com processadores ARM.
Considerando que além do grande volume de vendas, os fabricantes têm conseguido manter margens de lucro bem maiores nos smartphones, é fácil de entender por que mesmo empresas tradicionalmente ligadas aos PCs, como a Dell e a Acer estão tentando se aventurar também no ramo dos smartphones, que é o mercado com mais potencial. Essa mudança de rumos pode levar a um enfraquecimento na plataforma PCs como um todo, já que com menos unidades vendidas, os investimentos tendem a cair, fazendo com que os avanços se tornem mais espaçados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário