sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Informática - Windows 8 para ARM

Microsoft detalha Windows 8 para processadores ARM (WOA)

Num enorme artigo a Microsoft detalhou o desenvolvimento do Windows 8 para processadores ARM. Muita coisa foi alterada no sistema, não é uma mera recompilação para outra arquitetura. Drivers e o sistema interno precisaram ser radicalmente alterados, já que no mundo ARM os barramentos e chips são bem diferentes dos padrões nos desktops. O desafio foi grande, afinal a adaptação também foi necessária em vários programas do sistema. O Windows 8 ARM lidará com hardware que tradicionalmente nunca desliga, como tablets, por isso o gerenciamento de energia - já comentado - foi um dos maiores desafios.

Diferente do mundo dos PCs, em que uma simples imagem do Windows roda em todos os computadores - precisando dos drivers, mas roda - a plataforma ARM traz muitos desafios. A comunicação entre os SoCs e outros chips dos dispositivos não é padronizada. O software é projetado diretamente para um conjunto, podendo ter comportamento estranho ou simplesmente nem ser iniciado em outro. É muito difícil trocar o sistema operacional de um dispositivo ARM, algo que vai além das limitações artificiais.

A Microsoft vem trabalhando com basicamente três grandes parceiros que produzem SoCs ARM: Texas Instruments, Qualcomm e NVIDIA. Por sua vez, fabricantes diversos montarão produtos finais com estes SoCs. Os produtos deles com Windows 8 serão mais ou menos parecidos com o que temos hoje no mercado de smartphones e tablets: o objetivo do fabricante não é criar um PC de uso geral onde você instala o que quiser, mas sim manter uma consistência com o que já veio nele no momento da compra. Sendo assim, quem pensa em comprar um tablet com o Windows 8 ARM para rodar Linux (ou outro sistema qualquer, Android por exemplo) poderia estar melhor servido com um tablet x86 - algo que também estará no mercado com a versão x86/64 do Windows 8. Aí também entra em cena a limitação do gerenciador de boot, que não poderá ser alterado no Windows 8 ARM - mas nos dispositivos com processadores Intel/AMD o desbloqueio poderá ser feito por uma opção no programa correspondente ao SETUP. Aproveitando, uma opção interessante para o software livre é o Spark, tablet do KDE, apesar da dificuldade inicial e das limitações do hardware.

Para os usuários, nada mudará na forma de uso do Windows, com exceção da compatibilidade dos programas. Um selo indicará que um tablet com Windows 8 ARM não é como um computador ou notebook com o Windows conhecido dos desktops. O mesmo visual, o mesmo comportamento, mas sem a compatibilidade com os milhões de aplicativos existentes.

Quem programar usando as APIs do WinRT poderá atingir ambas as plataformas (ao usar alguns códigos como C/C++ os aplicativos deverão ter duas versões, uma para x86/64 e outra para ARM). No Windows 8 ARM os aplicativos Metro só poderão ser instalados a partir da loja de apps. Isso elimina a necessidade de antivírus/antimalware, sendo um conceito bem diferente do Windows nos desktops, onde basta baixar um arquivo de qualquer local e executá-lo - a segurança normalmente cai quando o usuário aceita a instalação, o prompt do UAC, etc, mas isso é um outro assunto.

Versões desktop dos principais programas do Office estarão presentes para o Windows 8 ARM. Elas foram adaptadas levemente para telas de toque e também para otimizar o consumo de energia. A compatibilidade com arquivos do Office é dada como total; não são versões mobile limitadas. O gerenciador de arquivos Explorer também estará presente, o que fornece uma experiência muito mais próxima de um PC do que nos sistemas concorrentes para tablets - caso do iOS e Android, sendo que o iOS bloqueia severamente o acesso ao sistema de arquivos (nada que um jailbreak e apps extras como o iFile não resolvam ;).

Ah, o Windows 8 ARM será chamado de WOA: Windows on ARM. Ao ouvir falar de WOA você já sabe o que é. As edições do Windows 8 (SKUs) ainda não foram definidas.

No vídeo abaixo a interface é exibida em detalhes. Pelo menos o nível de integração visual está sendo atingido:


          http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qvdQAcb0-KE



Os aplicativos x86/64 não rodarão no Windows 8 ARM, algo já comentado há algum tempo. Tecnicamente até é possível criar uma espécie de emulador, mas isso iria comprometer o sistema. Os aplicativos desktop foram projetados sem pensar no consumo de energia. Loops, timers, uso de hooks, o método de processar e lidar com a entrada de dados... Fora que muitos instalam processos e serviços que ficam em execução continuamente, mesmo quando não são necessários. O modelo de programação tradicional já é ruim nos desktops, que lota a área de notificação com programas desnecessários consumindo mais memória e ciclos de processamento, imagine então isso num tablet, acabando com a autonomia da bateria. Normalmente isso não se aplica aos leitores do Hardware.com.br, mas provavelmente você deve ter algum parente ou amigo que passa justamente por esta situação - vários programas rodando sem necessidade. Como se não bastasse isso, o emulador também consumiria recursos, prejudicando o desempenho e consumindo ainda mais energia. Apesar dos grandes benefícios ele poderia facilmente queimar a imagem dos tablets com Windows 8.

Resumindo, o Windows 8 para ARM - WOA - será como um sistema completamente diferente, que aposta no sucesso dos aplicativos Metro. É uma jogada ainda incerta, mas que aparentemente dará certo. Parece que os tablets com processadores x86 serão mais caros, desestimulando a concorrência direta entre as duas versões do Windows 8.

Por fim, o beta - apelidado de Consumer Preview - será lançado no final de fevereiro. Ele estará disponível em vários idiomas, com download liberado para todos os interessados sem necessidade de cadastro nem aprovação.

Daqui alguns dias confira o post original da Microsoft traduzido no http://blogs.msdn.com/b/b8_br/. Ele foi um dos artigos mais longos, talvez o mais longo de todos do blog Building Windows 8. É útil especialmente a desenvolvedores. Para começar a trabalhar com WinRT e os apps Metro não é necessário esperar o beta, afinal o Developer Preview já tem as ferramentas necessárias. C/C++ podem ser usados para gerar código nativo, mas os apps Metro para Windows 8 também podem ser escritos em C#, VB, XAML e HTML 5.

Ah, e para quem reclamou da notícia da remoção do botão Iniciar dizendo que estávamos publicando muitos "boatos", "pode ser", etc, veja a barra de tarefas do desktop no vídeo =)

Por curiosidade: as primeiras compilações do Windows 8 ARM foram testadas em... Smartphones. Na época não existiam tablets próprios para isso (ou vai ver não conseguiram trocar o bootloader do iPad :P), então a Microsoft teve que lidar com o que tinha em mãos. Isso não é um produto para consumidores finais, se ver algo parecido, não espere com tanta empolgação:



Apesar disso, essas imagens dão mais força ainda a este outro rumor... E desconsiderando o tamanho da tela, o que parece ser uma "loucura" não é tanta assim para alguns entusiastas.


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