segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Informática - notícias.

Fundador do MySQL tenta impedir compra da Sun pela Oracle
O fundador do MySQL, Monty Widenius, anda agindo de forma estranha tentando impedir que a Oracle compre a Sun. Basicamente ele fundou o MySQL (open source, com muito código da comunidade aberta conforme foi ficando popular), e vendeu para a Sun em 2008. Agora está com medo que a Oracle descontinue o produto, já que ataca em parte os seus sistemas comerciais - mesmo sabendo que os bancos de dados da Oracle são de larga escala, tendo um público alvo diferente do MySQL.

Para a Comissão Européia a Oracle se comprometeu a manter o sistema licenciado pela GPL, documentado e sem contrato de suporte obrigatório, por pelo menos 5 anos. A GPL seria suficiente para manter o projeto "livre".

A licença do código já lançado não pode ser mudada. O problema na venda é que o sistema poderia acabar aos poucos, parando de evoluir. Com dinheiro (da Oracle) a comunidade pode não ter forças para continuar trabalhando no software como deve, de forma que sem desenvolvedores centrais que façam uma parte considerável do trabalho, o MySQL ficaria cada vez mais antigo até chegar ao ponto de não ser utilizável no futuro. Não adianta ser de código aberto se ninguém (com alto conhecimento e dedicação) colabora.

Widenius chega a citar até sobre a possibilidade de a Oracle comprar o PostgreSQL, atacando desenvolvedores essenciais sem os quais o projeto morreria por falta de cabeças. E assim, adeus os maiores bancos de dados livres.

No blog dele há mais detalhes sobre os incentivos à campanha mundial, com objetivo de conseguir assinaturas o suficiente para fazer a Comissão Européia (EC, European Commission) desistir de aprovar a venda da Sun. O site helpmysql.org (disponível em vários idiomas) tenta centralizar a manifestação contra:

http://helpmysql.org/pt/theissue/customerspaythebill

Nenhum comentário:

Postar um comentário