segunda-feira, 11 de abril de 2011

Informática - Windows.

Segundo a StatCounter o Windows 7 passou do Windows XP em uso nos EUA: agora ele é usado em cerca de 32,2% dos computadores de lá, enquanto o XP fica com a marca - ainda grande - de 30,7%. É a primeira vez que notam o 7 passando do XP, mesmo considerando que essas estatísticas podem apresentar margens de erro bem grandes perto da realidade.



O Windows Vista, maior fracasso comercial da MS depois do Millennium, fica com 19,5% e o Mac OS X com 14,8%. Apesar de ter fama de caro (mesmo por lá, quando comparado a outros PCs e notebooks) o sucesso dele nos EUA é bem maior do que em outros países, por uma série de questões.

Em números globais, no entanto, o bom e velho XP continua resistindo na liderança. A StatCounter estima a porcentagem de uso global do XP como 46,8%, número impressionante considerando a idade dele - foi lançado em 2001! O 7 globalmente fica com 31,5%.

Confirmando que esses números não querem dizer muita coisa, afinal consideram apenas alguns "vários" grandes sites nas estatísticas de acessos, a Net Applications ainda aponta uma menor participação do Windows 7: 24,2% globalmente, e o XP com 54,4%.

O Linux sempre fica com aquela parte de quase 1% bastante duvidosa, dando a entender que ainda é restrito a um público mais técnico, geek, fã do sistema mesmo ou no mínimo usado por amigos ou parentes de alguém que recomendou.

Vamos ver como serão as coisas com o Windows 8, afinal não é todo mundo que topa trocar de sistema a cada 3 anos pagando por ele. O Windows 7 foi tão bem recebido que, dependendo dos recursos e forma de lançamento do 8, o 7 poderá ser o novo XP, resistindo por um bom tempo e prejudicando as vendas do seu sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário