segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Novas Tecnologias.

Japoneses criam primeiro cabo elétrico elástico do mundo



O universo da robótica encontra cada vez mais soluções para que seus robôs se assemelhem ainda mais com os seres humanos, tanto em movimentos, atividades e até mesmo no aspecto físico. Além disso, a mobilidade tem sido um dos fatores fundamentais para facilitar nosso cotidiano, diante de tanta tecnologia.

Pensando nisso, pesquisadores da empresa japonesa de cabos e fibras Asahi Kasei criaram o primeiro cabo elétrico elástico do mundo, que também pode ser utilizado para aparelhos com entrada USB, transferência de dados e até carregadores. A ideia é que o produto torne os movimentos dos robôs mais realistas e seguros.

Intitulado "Roboden", o projeto foi desenvolvido com base em um tecido elástico chamado Spandex, que contrai e expande suas fibras de acordo com o movimento do corpo humano. Com o Spandex, os criadores descobriram que a pele das pessoas estica até 50% de seu tamanho em condições normais. Dessa forma, eles concluíram que, caso inventassem um cabo eletrônico com a mesma capacidade elástica, poderiam utilizá-lo na pele de robôs humanóides ou em roupas eletrônicas. "Essas eram as aplicações que nós tínhamos em mente quando começamos a desenvolver o projeto", afirmou Shunji Tatsumi, gerente da Asahi, ao site Diginfo.

De acordo com o Geeky Gadgets, os pesquisadores acreditam que existem diversas aplicações possíveis para o cabo elástico, como a construção de novas máquinas industriais e aparelhos móveis que necessitem da elasticidade ou encolhimento de fios, dependendo das funções solicitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário