quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novas Tecnologias.

Mobilidade: luvas transformam linguagem de sinais em mensagens de texto


Um mercado que tem crescido nos últimos anos é o de aplicativos para dispositivos móveis, como os smartphones, por exemplo. Mas um público em especial tem atraído os olhares das empresas que desenvolvem essas plataformas: pessoas com dificuldades físicas ou problemas de mobilidade.

Para tornar a vida desses usuários mais simples e acessível, um grupo de pesquisadores israelenses desenvolveu a Texting Glove, uma luva capaz de transformar a linguagem de sinais, utilizada por aqueles com deficiência auditiva, em mensagens de texto para celular.

Criada por Oleg Imanilov, Tomer Daniel e Zvika Markfield, o produto foi apresentado pela primeira vez durante o evento anual de desenvolvedores do Google, na cidade de Tel Aviv (Israel). A novidade pode se tornar uma ferramenta de comunicação inovadora, e a primeira mais específica voltada para esse tipo de pessoa.

Segundo informações do site Fashioning Tech, a luva utiliza um controle Arduino Lilypad - uma plataforma de hardware livre, flexível e de baixo custo -, sensores de mobilidade nos dedos, um acelerômetro, um giroscópio e uma placa ADK (Android Open Acessory Development Kit).

Após ser conectada a um smartphone com sistema operacional Android, os sinais são transmitidos para o aparelho celular, que utiliza um software exclusivo para traduzir os gestos e transformá-los em uma mensagem de texto.

Vale lembrar que a Texting Glove exige treinamento e calibração em determinados períodos. O mais interessante é que o usuário não precisará soletrar as palavras, pois o sistema vai acompanhar com rapidez todos os sinais e frases que forem ditos.

Ainda não se sabe quando o produto estará disponível no mercado. Enquanto isso, assista a um vídeo da luva em ação:

http://vimeo.com/32568637

Nenhum comentário:

Postar um comentário