terça-feira, 3 de abril de 2012

Novas tecnologias.

 Plástico que se repara sozinho: fim dos riscos e quebrados em gadgets?


Riscos e quebras são um problema frequente em gadgets e outros produtos feitos de material plástico, já que o plástico e a maioria dos polímeros usados não são materiais particularmente duros, o que abre as portas para todo tipo de risco e danos durante o uso. Normalmente, o usuário precisa se conformar com a degradação estética, ou substituir a tampa, ou o corpo do aparelho (hoje em dia existe todo um mercado de carcaças para "reformar" diferentes aparelhos, trocando toda a parte externa e deixando-os com ar de novos). Entretanto, no que depender de um grupo de cientistas da Universidade do Mississippi, no futuro eles poderão ser restaurados com um simples banho de sol:



     



A tecnologia foi demonstrada na reunião anual da American Chemistry Society. O novo material, inspirado no processo de regeneração da pele humana, inclui uma espécie de resina semi-líquida na composição, que faz com que o plástico "sangre" (ficando avermelhado na zona avariada) e se regenere sozinho ao ser exposto à luz do sol ou a outra fonte de calor. Você pode imaginar que assim como qualquer plástico, o material é composto por longas cadeias de moléculas que formam a estrutura do material. A nova resina fica misturada nesta cadeia, oferecendo um ponto de solidificação diferente. À temperatura ambiente a resina é sólida e o plástico se comporta como qualquer outro, recebendo riscos e avarias. O pulo do gato está no fato de que a resina se torna parcialmente pastosa quando aquecida, permitindo que a estrutura se regenere e a resina volte a se espalhar uniformemente, proporcionando uma regeneração quase completa.

O estudo foi financiado pelo Departamento de Defesa dos EUA, que pretende usar a tecnologia em armas e outros equipamentos militares que possam ser reparados apenas por serem expostos ao sol. Entretanto, esta é uma tecnologia que deve ser rapidamente adotada pela indústria, para oferecer gadgets capazes de se regenerarem sozinhos. É um sozinho que pode estar prestes a se realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário