quinta-feira, 12 de abril de 2012

Soft Livre.



Calligra Suite 2.4: a primeira versão estável deste grande projeto do KDE


Foi lançada a primeira versão estável do Calligra Suite, o conjunto de aplicativos de escritório e desenho do KDE. Ele é uma continuação do KOffice. A proposta principal é fornecer um pacote completo de aplicativos para processamento de textos, planilhas e apresentações, com algumas adições interessantes como os editores de imagem.

Apesar de vir de parte do KDE, o Calligra é destinado a qualquer distro ou sistema. No momento ficam devendo compilações estáveis e totalmente funcionais para Windows e Mac, mas ele já tem pacotes para várias distros Linux. A primeira versão estável demorou um bom tempo para surgir. Daqui para frente as coisas devem ficar ainda melhores.

Entre os programas de destaque do pacote estão Words, Sheets e Stage, os clássicos representantes para edição de documentos de textos, planilhas e apresentações, respectivamente. O Sheets era conhecido como Tables antigamente.




Há um gerenciador de projetos chamado Plan, um aplicativo de banco de dados chamado Kexi, e um de diagramas, o Flow. Mas não para por aí: tems ainda o Braindump para anotações de notas, e dois grandes destaques raros de se ver em suítes deste tipo. O Karbon é um editor de desenhos vetoriais, e o Krita é para desenhos bitmap (incluindo fotos). O nível de recursos destes dois últimos impressiona bastante, especialmente para um projeto open source.






O projeto tem uma versão mobile para o Nokia N900, um pouco limitada perto das edições para desktops mas que dá para alguma coisa. Infelizmente esta versão não será aproveitada tão bem a médio-longo prazo, já que a plataforma em que roda não foi para frente.

O processador de textos tem um motor completamente reescrito e melhorado, com grandes avanços no suporte a ODF e importação de arquivos do MS Office. Embora não possa ter compatibilidade 100% declarada com estes formatos, ele está bem melhor do que as últimas versões do KOffice.

No momento o site do projeto parece estar offline. Fica o link do anúncio e do tour pelos recursos. O Calligra é open source (GPL v2) e logo deverá estar nos repositórios das principais distros Linux. Há links para alguns pacotes compilados nesta página.

A compilação para Windows é mantida separada, ainda está em testes e é dada como experimental, nem corresponde à versão estável lançada agora. Se quiser testá-la mesmo assim, siga este link.

Temos então um concorrente do LibreOffice/OpenOffice também aberto, com uma proposta um pouco mais abrangente e muitas diferenças técnicas e de usabilidade.

O KDE abrange uma série de projetos, muito além de um ambiente gráfico. Se não fossem o kernel Linux e as demais bibliotecas, drivers, etc, o KDE poderia ser comparado aos outros sistemas as nível de sistema operacional, não um mero dekstop. O KOffice, atual Calligra, é um dos projetos mais ambiciosos do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário