quarta-feira, 9 de maio de 2012

Novidades.

  Tecnologia da MS adiciona suporte a gestos aos PCs sem necessidade de hardware adicional

Uma das grandes mudanças introduzidas pelo Windows 8 é o suporte a gestos e a tela touchscreen. Tocar na tela para fazer scroll das páginas, mover janelas de aplicativos e outras operações é sem dúvidas mais natural do que usar o mouse, mas por outro lado acaba sendo bem menos eficiente. O uso de gestos é interessante em tablets, onde de qualquer forma não seria possível usar um mouse, mas o uso em um desktop provavelmente reduziria a produtividade em vez de aumentar. De qualquer maneira, a necessidade de oferecer produtos com novidades em relação às versões anteriores está levando a maior parte dos fabricantes a desenvolverem laptops e até mesmo monitores com telas touchscreen para chegarem ao mercado acompanhando o lançamento do Windows 8.

Além do uso de telas touch-screen, a Microsoft está trabalhando em outro projeto para trazer o uso de gestos aos PCs, desta vez utilizando apenas o microfone e os speakers já presentes nos equipamentos, sem necessidade de qualquer hardware adicional.

A tecnologia foi batizada de SoundWave e usa o efeito Doppler para detectar os gestos, em vez de câmeras ou telas sensitivas. Usando os speakers, o software emite sons em frequências inaudíveis, que são monitorados usando o microfone. Gestos na frente da tela fazem com que os ecos dos sons cheguem ao microfone com frequências sutilmente diferentes, fazendo com que o software seja capaz de detectar os movimentos. Este vídeo divulgado pela Microsoft mostra a tecnologia em funcionamento, com vários exemplos de uso:



  Entre as situações mostradas está a possibilidade de rolar páginas, controlar um jogo de tetris, mover janelas e até mesmo bloquear e desbloquear o computador automaticamente por levantar e se sentar na cadeira. O sistema funciona mesmo com música tocando e outros ruídos, já que as faixas de frequência são diferentes das emitidas e monitoradas pelo software.

Por ser uma solução inteiramente baseada em software, a tecnologia poderia ser disponibilizada como uma atualização do Windows assim que estivesse amadurecida, ou ser incluída em algum release futuro do Windows, sem que os usuários precisassem comprar nenhum hardware adicional.

É definitivamente mais uma prova de conceito para o uso de gestos, mas continuo cético em relação à real utilidade deles em um desktop ou notebook, já que usar o mouse continua oferecendo ações bem mais rápidas e precisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário