segunda-feira, 11 de junho de 2012

IOS 5.1

Testei o IOS 5.1, veja abaixo minhas impressões; 


iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de "pinça" utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (um resultado comum é o comando de desfazer) ou rodá-la em três dimensões (um resultado comum é a mudança do modo retrato para modo paisagem).
O iOS consiste em quatro camadas de abstração: a camada Core OS, a camada Core Services, a camada mídia, e a camada Cocoa Touch[1] . O sistema operacional usa aproximadamente 600 megabytes de armazenamento do dispositivo, que varia para cada modelo.


Depois de instalado o sistema fica assim:


Como sempre a Apple mantém sua política de sistema fechado e exclusivo de seus aparelhos. Depois que instalei no iPad precisei instalar no notebook o iTuner para fazer a ponte dos meus arquivos, fotos, filmes etc. para o mesmo. O sistema é cheio de restrições que encabresta o usuário a só fazer o que é permitido pela Apple.
 vamos ver algunas;
- Para atualizar o sistema é obrigatório abrir uma conta na App Store fornecendo o número de seu cartão de crédito (coisa que não gostei).



- No caso do iPad1 que não tem câmera fotográfica as fotos tem que serem baixadas da internet ou transferida do notebook via iTuner, com o detalhe que no iPad elas não podem ser apagadas.


- O navegado padrão do iOS Safari é muito fraco de recursos e confuso para quem esta acostumado ao padrão do mercado como IE, Firefox, Opera e outros similares.



- Não é permitido a transferência de dados via blutooth.

- Se você tem uma impressora Wifi, é pouco provável que ela vá ser compatível com o iOS.

 - Não é permitido instalar software de terceiro que não estejam catalogados na App Store.

Como vemos a coisa é muito amarrada, de acordo com a Apple é para evitar que os usuários alterem o sistema e provoque instabilidade no mesmo.





Como tudo na informática tem uma maneira de se adequar, existe o que chamamos de  jailbreak que é uma técnica utilizada para liberar o iOS para que o usuário possa ficar livre para fazer o que quiser, mas como sabemos tudo tem um preço, eu particularmente não gosto desse artifício, pois gera instabilidade no sistema.


Ricardo Barroso
Analista de Sistemas/Suporte

 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário