domingo, 10 de junho de 2012

Linux - CentOS 6.2

Testei o Linux CentOS 6.2, veja abaixo minhas primeiras impressões;


Como todo Linux, o CentOS para o usuário leigo é muito complicado e foge totalmente dos padrões que estamos acostumado (Windows), achei essa distribuição bastante fraca, deve ser por que peguei um versão de DVD Live que é aquela onde podemos testar o sistema direto do DVD sem instalar, sendo assim é bastante reduzido. Os programas como o Firefox vem desatualizado na versão 3.6, e o KDE  vem o 4.3.4, levando-se em conta que é a ultima versão do CentOS, deveriam ter atualizado mais os programas. Mas vamos lá;

Depois de instalado o CentoOS fica com essa cara:


Como vemos ele é bastante carente de recursos, e apresenta um desktop bem simples se compararmos ao Linux Mandriva que é um dos melhores que já trabalhei.

Agora navegando na internet temos o Firefox na versão 3.6;


Um ponto bastante negativo que achei foi a configuração do teclado, os mapas de layouts apesar de ter o português, não tem o ABNT 2 que é o que usamos, sendo assim o teclado não ficou corretamente instalado. Vejam:




Uma ferramenta que é muito usado no Linux é a console que aqui é bastante pobre vejam:




Conclusão:   No todo eu achei o CentOS muito fraco de recursos e com seus programas desatualizados como por   exemplo da suíte de escritório OpenOffice que eu particularmente não gosto e vem na versão 3.2.1. O gerenciador de E-mails Thenderbird vem na versão 3.1.16. enfim eu não aconselho ao usuário leigo se aventurar na instalação desse Linux.



Nenhum comentário:

Postar um comentário