sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ChevronWP7: desbloqueio do Windows Phone por $9

O ChevronWP7 surgiu há um bom tempo com uma proposta clara: oferecer um desbloqueio rápido do Windows Phone, permitindo instalar aplicativos não assinados. A Microsoft não gostou, é claro, mas depois de um tempo acabou entrando em acordo com os desenvolvedores e liberou a distribuição do programa/serviço.


Hoje (4) foi lançado o ChevronWP7 para usuários finais.

Na divulgação o projeto se mostra como uma solução para garantir a liberdade de desenvolvedores individuais, que podem então criar e testar aplicativos sem precisar fazer parte dos planos de assinaturas da Microsoft.

O ChevronWP7 não é gratuito, mas é bastante acessível. Por $9 dólares (via Paypal) você pode desbloquear um aparelho com Windows Phone, quantas vezes precisar - o valor se dá por aparelho. É necessário ter uma Windows Live ID, basicamente um cadastro gratuito ou qualquer conta de Hotmail/Messenger.

Apesar de ser voltado a desenvolvedores e entusiastas, aparentemente nada impede que usuários comuns aproveitem o projeto para instalarem aplicativos de fora do Marketplace, embora isso não esteja explicitamente recomendado.

Alguns programas independentes já foram recomendados para o WP desbloqueado, como uma ferramenta de captura de tela, um indicador de bateria num quadro da interface, e até mesmo um servidor web.

Como o projeto é aprovado pela Microsoft provavelmente ele deverá funcionar "para sempre" ou pelo menos por um bom tempo, evitando os inconvenientes do desbloqueio não autorizado - comum no mundo do iOS, em que cada atualização quebra o desbloqueio anterior.

Interessados podem solicitar o desbloqueio na página http://labs.chevronwp7.com/.

Vale destacar que o desbloqueio se dá no sistema, permitindo a execução de aplicativos não autorizados ou não lançados na loja oficial. Ele não serve, necessariamente, para o desbloqueio de operadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário