quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Novas Tecnologias.

Exterminador do Futuro: Pesquisadores trabalham em lente de contato com HUD

A "realidade aumentada" que se fala nos dias de hoje é furada. O filme Exterminador do Futuro marcou algo que muita gente deseja: ter uma visão HUD. Isso sim seria algo espetacular: sem carregar bugigangas, sem se preocupar em desbloquear a tela depois de tirar o aparelho do bolso, sem apertar botões incômodos... Se algumas pesquisas derem certo, caminhamos rumo ao dia em que será possível ter um HUD tão comum como as lentes de contato.

É justamente nisso que cientistas da Universidade de Washington estão trabalhando: colocar um HUD numa lente de contato. Literalmente uma "tela" ou "monitor" que possa desenhar imagens. O projeto inicial conta com apenas um pixel e foi testado num coelho. Eles estão tentando aplicar mais pixels para projetar algum texto e, quem sabe, no futuro, imagens complexas.


A pesquisa é demorada e complicada. Em um dispositivo fino, praticamente transparente e muito pequeno, a fonte de energia se torna um grave problema. Eles estão conseguindo lidar com uma bateria sem fio, mas ela não pode ficar muitos centímetros longe do objeto alimentado - ok, quem sabe um óculos ou boné resolveria, ou um curativo falso... :P

Outro problema enfrentado foi mais fácil de resolver com a ajuda de cientistas da Universidade de Aalto, da Finlândia. Normalmente o olho humano não consegue focar objetos na sua superfície, o que de imediato inviabilizaria usar uma tela numa lente de contato, mas usando técnicas aplicadas nas próprias lentes conseguiram resolver isso.

A criação dos circuitos também foi complicada, mas aparentemente deu certo. Foram feitos com camadas de metal muito finas, com apenas alguns nanômetros de espessura, algo como cerca de um milésimo da largura de um fio de cabelo. Os diodos emissores de luz têm um diâmetro de aproximadamente um terço de milímetro.

Longe de estar pronta, essa tecnologia ainda pode levar muitos anos para ser viável comercialmente. Pelo que puderam notar ela não causa danos, mas provavelmente isso exigiria mais testes, afinal fizeram algo com apenas um pixel no olho de um coelho.


Fonte original, com o PDF do projeto: Journal of Micromechanics and Microengineering, via BBC, Gizmodo e GeekoSystem

Nenhum comentário:

Postar um comentário